A Fortaleza do Outubro Rosa

 

 

*Os Bonecos Gigantes são tradição no Carnaval pernambucano, mas já foram incorporados pelos movimentos sociais, especialmente no Nordeste. Eles trazem um apelo cultural familiar à população e facilitam a transmissão de informações com humor. “Sr.SUS” e “Dona Saúde” são os nomes dos Bonecos utilizados nas intervenções junto às comunidades cearenses.

 

            No último mês de outubro tive a oportunidade de acompanhar o final dos trabalhos organizados por entidades que atuam com câncer de mama em Fortaleza, Ceará, no Nordeste do Brasil. Entre elas, quatro associações que têm sido um exemplo nas relações de parceria. Associação Rosa Viva, Associação dos Amigos do Crio (Assocrio), Grupo Amar e Toque de Vida vêm trabalhando de forma articulada e estão iniciando um projeto com apoio financeiro da American Cancer Society (ACS) – “Vitoriosas em Ação” –, no escopo do fortalecimento da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).  

A iluminação de monumentos e as fotos de mulheres de camisetas rosa nos jornais, já são identificadas pela população brasileira. O que ainda se conhece pouco é a preparação prévia e a extensão do trabalho e das articulações realizadas para que se chegue aos acontecimentos que se tornam notícias.

A programação do Movimento Outubro Rosa – nome atribuído pela coalizão cearense – foi bastante ampla, perpassando eventos praticamente diários. Desde 2009, esse Movimento é organizado pelas associações mencionadas e, no ano de 2011, contou ainda com a participação do Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

A Programação Oficial foi pré-lançada em setembro, tendo ao menos nove instituições de saúde como públicos-alvo, desde o Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza até os serviços de oncologia, públicos e privados, envolvendo públicos e instituições relevantes no enfrentamento do câncer de mama no Ceará. Também foram realizadas audiências públicas na Câmara de Vereadores de Fortaleza e na Assembleia Legislativa do Ceará, que possibilitaram a participação de uma das organizadoras, apresentando a situação do câncer de mama e a importância desse Movimento. 

As organizações elaboraram ainda uma Programação Paralela com intervenções corpo-a-corpo (palestras, panfletagens, blitz e atrações artísticas e culturais) para sensibilizar a população e veicular sua mensagem de forma mais direta: a detecção precoce do câncer de mama. Grande parte dessa agenda está em sintonia com as atividades do projeto “Vitoriosas em Ação”. Também foi realizada uma caravana para o interior do estado – ‘Rota Kombi Rosa’, além de atividades para a comunidade de pescadores, que por si só mereceria um relato específico. 

 

*A Caminhada do Outubro Rosa 2011 contou com o apoio do Instituto Avon. Reuniu em torno de cinco mil pessoas, majoritariamente mulheres – várias com câncer de mama – sob uma temperatura de 32º graus. Além da presença de municípios do interior, destaca-se a Fundação Maria Carvalho Santos (Teresina), demonstrando solidariedade e sintonia no trabalho desenvolvido no Nordeste. 

          O Ceará é o quarto maior estado do Nordeste, contando com 184 municípios. A população de 8.448.055 hab. corresponde a 15,91% da população nordestina e 4,43% da população brasileira. A concentração populacional está na capital, que agrega 28,97% da população do estado. De acordo com o IBGE, 19% da população cearense é analfabeta. Um desafio à criatividade nas ações educativas, especialmente quando dirigidas à população de baixa renda e aos municípios do interior do estado.  

No que se refere à situação do câncer de mama, a partir das instituições conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza registram a realização de 41.640 mamografia, em 2010, e 37.007, entre janeiro e outubro de 2011 (3.304 a mais do que a quantidade no mesmo período de 2010). Esse aumento provavelmente reflete, por um lado, a melhoria na qualidade do registro de dados, por outro, a maior demanda das mulheres, em decorrência de atividades informativas e educativas desenvolvidas pelas organizações.

 

 

*A jangada é o símbolo cearense por excelência. Cantadas em verso e prosa, as jangadas possibilitam a atividade da pesca e, mais recentemente, até passeios turísticos.

         

Estive presente somente nos dois penúltimos dias das programações do Movimento Outubro Rosa – Fortaleza, mas foi possível observar a dinâmica, o envolvimento e a recepção da população.

No dia 29 de outubro, foi organizada uma atividade na comunidade de pescadores do Mucuripe, local conhecido pelo mercado de peixes e ancoradouro das jangadas que chegam trazendo a pesca diária de peixes e frutos do mar.

A atividade foi realizada em uma pequena igreja – Igreja de São Pedro dos Pescadores, no Mucuripe. Note-se que na programação paralela do Movimento estava inserida a iluminação e a panfletagem em igrejas, nos dias dos santos padroeiros comemorados em outubro. Uma atenção importante à cultura local e a espaços que aglomeram pessoas, especialmente mulheres.

Na Igreja de São Pedro dos Pescadores, a ação foi dirigida, inclusive porque paralelamente estava-se dialogando com os pescadores que aceitaram navegar em suas jangadas, acompanhando a Caminhada do Outubro Rosa no dia seguinte. As atividades incluíram palestras de duas mastologistas, com informações precisas e veiculadas de forma extremamente simples para as ouvintes, muitas delas mulheres de pescadores e/ou católicas praticantes na referida igreja. Também foram feitas outras apresentações, contando com os Bonecos Gigantes e uma confraternização ao final. Após as palestras, as mulheres que atendiam aos pré-requisitos estabelecidos, receberam vales-mamografia que lhes dava o direito de realizar a mamografia gratuitamente, no período de um mês, em dois locais de referência em Fortaleza: o Centro Integrado de Oncologia (Crio) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), que assumiram o compromisso de acompanhar as mulheres, de acordo com os resultados. A mesma dinâmica foi repetida após a Caminhada. No geral, foram distribuídos em torno de 200 vales-mamografia.

Na comunidade de pescadores, um aprendizado. Sabedoria. Palavra às vezes esquecida ou associada ao saber letrado. Ledo engano. A sabedoria é a capacidade de discernir, compreender e passar adiante seu conhecimento; característica de um líder nato. Foi o que presenciei no diálogo entre Raimundo e Valéria, cada um no seu espaço, mas ambos, líderes natos. Ele organizou os 28 pescadores que vestiram as camisetas rosa e estiveram presentes nas sete jangadas, acompanhando a Caminhada pelo mar. Ela, uma liderança do Movimento, que acertou todos os detalhes referentes às pinturas das velas das jangadas, ajuda de custo para os pescadores, horários, fotos, etc., mas principalmente, através de Raimundo, conseguiu sensibilizar os pescadores para o sentido do evento. Ao final da Caminhada era nítida a sensação de terem feito parte da mobilização, especialmente com a importante incumbência de apresentarem o símbolo cearense: a jangada. E, claro, também foi negociado um trabalho posterior direcionado aos homens, informando sobre o câncer de próstata, ainda alvo de preconceito por vários deles.

Por fim, além do envolvimento profissional, do aprendizado constante com as mulheres que estão vivendo com câncer de mama e com diferentes grupos e regiões brasileiras, é sempre bom estar em Fortaleza. Uma das capitais turísticas mais procuradas no Nordeste, que resiste na preservação da natureza, com belas praias, pesca, culinária e frutas tipicamente brasileiras como o caju. Muita saúde a todas as cearenses para que possam desfrutar dos prazeres da vida cotidiana!


Referências


CEARÁ EM MAPAS 2010. Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará  

 

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 

 

Movimento Outubro Rosa 2011 – Programação Oficial


Outubro Rosa – Fortaleza, 2011


SMS – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza [Saúde da Mulher]

Cristina Câmara - Consultora em Advocacy da ACS no Brasil  

Fotos de Juliano Moura 

 


*Publicado originalmente no blog da American Cancer Society, em 31 out 2011

 

 

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Meu Perfil
BRASIL, Mulher, Portuguese, English, Livros, Cinema e vídeo
Outro - criscamara6